quarta-feira, 12 de junho de 2013

Outras Marés - Madô Martins

Outras Marés  – 12º livro de Madô Martins, com poemas por onde o mar escoa. Obra artesanal das Edições Caiçaras, em que cada capa traz um design exclusivo e foto de Pablo Basile.

Sem perder o estilo, a poeta mostra nova fase de sua criação, em que realidade e ficção se mesclam através de observações, reflexões e invenções, tendo o oceano como ponto de partida/chegada.

Lançamento e autógrafos durante o 1º Sarau da Barra, promovido pela Prefeitura de Guarujá/ Secretaria Municipal de Cultura, dia 15 de junho (sábado), na Fortaleza da Barra, das 14 às 19 horas. Transporte marítimo gratuito, a partir das 13 horas. 

 Segundo o escritor e crítico Flávio Viegas Amoreira (prefaciador do livro) Madô Martins escreve "Com esmero dos grandes avatares do denso através do dom da delicadeza... ecoa para esse escritor ávido de novos perceptos líricos a maestria de Tagore, Cecília Meireles e inevitável, a tessitura profunda por um liame delicadíssimo de Manoel de Barros. Poesia de longo lastro é passível de ser interpretada? Se esse lirismo onde nada é dispensado de encantamento é para ser perpassado epidermicamente aflorando por nosso ouvidos, retina, no jogo das sensações da alma em ebulição com a finalidade dos dias e veredas do destino! A obra de Madô Martins exige esse ´tatear de emocionalidades´ que se desdobram num ritmo cultivado de sons e aliterações numa prosódia de quem perfaz a liberdade do desnudamento essencial que só a Grande Poesia viceja no âmago das coisas que se eternizam. ´´O essencial para a nossa felicidade é a nossa condição íntima: e desta somos nós os amos´´, diz Epicuro e ele que evoco para como admirador e amigo resssaltar essa maturação da mulher docemente destemida ao fulcro anímico de sua estrela da manhã!"

O escritor Manoel Herzog lembra que "Falar em pujança da carne talvez soe abusivo nos versos delicados de Madô Martins. Mas não é. A poeta santista, depois do bem sucedido inventário amoroso de Perdas e Danos, seu último caderno de poemas, produz agora este Outras Marés, livro que exala mar, cheiro das ruas sujas do cais de Santos, suor com peixe, sexo e cansaço, dor e prazer. Já se falou que O Brasil não é só litoral, e que ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil, não vai fazer desse lugar um bom país. Pode ser. Não sei. Tenho alguma dificuldade com sair da beira do mangue, não sentir água salgada, o cheiro e o gosto da maresia. Agarro-me nos poetas oceânicos, Vinicius de Moraes, Martins Fontes, os versos que ornavam as antigas paredes do Cine Indaiá..."

Para o editor Márcio Barreto acompanhar a trajetória de uma escritora que tão liricamente avança sobre o abismo da solidão poética é uma lição de coragem e maestria.

Outras Marés (Edições Caiçaras)
Madô Martins
15/06 | sáb |14h 
I Sarau da Barra
Fortaleza da Barra
(embarcação gratuita na Ponte Edgar Perdigão - Ponta da Praia, a partir das 13h30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário